Se você se depara com muitos problemas na produção, como:
Retrabalho, falta de informações, atrasos no prazo de entrega, desperdícios, desculpas sobre resultados indesejados, dentre outros, então você está com um sério problema e eu vou deixar uma dica valiosa aqui pra te ajudar!
Se estes problemas acontecem com frequência na sua marcenaria, provavelmente a sua marcenaria está com indefinição no sistema construtivo e nos processos operacionais. Mas afinal, como aumentar a produtividade na marcenaria?
Ao falar em marcenaria moderna, não podemos deixar de lado as ações necessárias para a padronização dos processos. Ainda mais para marcenarias que estão na fase inicial de modernização.
Sendo assim, a dica que gostaria de deixar hoje é para que você reveja a definição do sistema construtivo e a padronização dos processos internos da sua marcenaria! Esses passos são inevitáveis e obrigatórios para aumentar a sua produtividade, além de corrigir todos os problemas que citei no inicio do post!
A melhoria nos processos internos e na padronização do sistema construtivo resultará em enormes benefícios. Você pode inclusive, ter retornos muito maiores do que se investir em novas máquinas e equipamentos, sem falar que o investimento será muito menor.
Ter as melhores máquinas ajuda sim a melhorar a produtividade. Porém de nada adianta se antes disso você não tiver bem definido o seu sistema construtivo e também seus processos.
Tenho vivenciado esses problemas em todas as marcenarias que atendemos. Já tivemos casos onde melhoramos a disposição do layout do maquinário, definimos algumas alterações no sistema construtivo com regras de engenharia e consequentemente conseguimos implantar processos padronizados fazendo com que a marcenaria tivesse ótimos resultados. Todavia, já tivemos situações com aumento de 30% na produtividade apenas fazendo as alterações que citei anteriormente.
Pontos importantes para definir seus processos internos e fazer a padronização do seu sistema construtivo:
- Utilize softwares para facilitar a automatização e os processos internos;
- Pense no layout da sua marcenaria de forma que o processo ocorra em um padrão linear;
- Defina qual será o sistema construtivo que você irá utilizar e torne-o padrão;
- Quando for realocar o maquinário, lembre-se de levar em consideração os pontos de energia, entradas e saídas e mesas de apoio.
Se você está vivendo o dilema de refazer os processos da sua marcenaria para aumentar a produtividade, busque ajuda especializada. Dessa forma, você vai poder fazer ajustes mais eficazes na sua marcenaria!
Um dos serviços que oferecemos aqui na Egus é justamente esse, ajudamos a definir o sistema construtivo que, aliado a um processo enxuto lhe trará mais resultados e maior produtividade.
Entre em contato conosco para solicitar um orçamento sem compromisso!
Forte abraço, até mais.