Você sabe qual a importância de setorizar a marcenaria entre venda, produção e montagem?
Quantas vezes você, proprietário, se viu perdido em meio a atendimento de clientes propícios a fechamento, mas ao mesmo tempo preocupado com problemas na fase da produção e da montagem?
Pois é, esta situação é muito comum em marcenarias onde não existe a padronização dos processos e a clareza das informações nos comandos de produção. Isso acaba fazendo com que todo processo dependa unicamente de uma pessoa, a qual normalmente é o proprietário. Do mesmo modo, faz com que o proprietário fique sobrecarregado e deixe de dar foco no que realmente importa.
A maioria das marcenarias que atuam desta forma sofrem grandes consequências em uma das principais necessidades da empresa. Isso porque o empresário deixa de dar foco na administração da empresa, na venda e no pós-venda, processos que são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, para resolver problemas recorrentes na produção e nos processos da marcenaria. Nenhuma empresa sobrevive sem venda, e é por esse motivo que uma das funções do proprietário é cuidar do cliente.
Pensar na importância de setorizar a marcenaria entre venda, produção e montagem é uma medida fundamental. Afinal, quanto mais misturados eles estiverem, mais difícil será de identificar possíveis problemas e gargalos!
Aqui cabe uma ressalva… Fique atento, pois promover a divisão das áreas na marcenaria não significa dizer que os setores não deverão trabalhar de modo integrado… Isso porque, na marcenaria, um processo depende do outro para que o resultado final seja de excelência. Entendido?
Benefícios na setorização na marcenaria
- A setorização vai te ajuda a identificar falhas. Através dela será possível identificar melhor os processos passo a passo e em qual setor da marcenaria as falhas estão acontecendo de fato. Através dessa clareza será mais fácil corrigir possíveis falhas ao longo do processo;
- Você vai conseguir identificar oportunidades e aperfeiçoar a produtividade da equipe. Sendo que, com a setorização feita de forma adequada, cada um terá a sua função, o que deixará os processos mais independentes. Mesmo com essa independência, todos irão saber a função de cada um dentro da empresa, sendo possível trabalhar de forma sincronizada;
- Dividir a marcenaria entre venda, produção e montagem irá aumentar o poder de controle e gerenciamento do empresário, uma vez que as etapas para criação, produção e entrega do móvel serão organizadas separadamente. Isso fará com que o empresário tenha mais tempo livre e autonomia para poder se dedicar ao gerenciamento da empresa, conquista de novos clientes e pós venda.
Gostaria de saber mais sobre como aperfeiçoar os processos internos da marcenaria e a gestão financeira da mesma? Continue acompanhando a Egus Consultoria em todas as redes sociais, sempre trazemos conteúdos relevantes para a marcenaria!
Clique aqui para conhecer melhor os nossos serviços.
Até mais, forte abraço.