Dentro da gestão financeira, um dos passos fundamentais é a projeção de despesas e receitas.
Quando projetamos os resultados da marcenaria pela competência, descobrimos se a empresa vai ter lucro ou não. Já quando realizamos uma projeção pela ótica de caixa saberemos se a empresa terá dinheiro em caixa para pagar suas obrigações, como funcionários e fornecedores, no momento certo.
Tão importante quanto conhecer as projeções de faturamento, custos variáveis, gastos com pessoal, despesas operacionais da sua marcenaria, é conhecer bem qual é o prazo médio de pagamento e recebimento da sua empresa.
Mas o que é prazo médio de pagamento e recebimento?
Prazo médio de pagamento é o tempo médio em dias entre a data da compra e o pagamento efetivo ao fornecedor. Por exemplo, se sua empresa compra matéria-prima e paga seu fornecedor em duas vezes, ou seja, 50% a vista e 50% em 30 dias, o seu prazo médio será de 15 dias.
Já o Prazo Médio de Recebimento é o tempo médio em dias entre a venda e o efetivo recebimento do dinheiro. Por exemplo, se sua empresa vende parcelada em 3x sem entrada, ou seja, 0% à vista, 33% em 30 dias, 33% em 60 dias e 34% em 90 dias, o seu prazo médio de recebimento vai ser de 60 dias.
É importante ressaltar que uma empresa pode ter o prazo médio de pagamento e recebimento muito variado dependendo dos itens que compra ou comercializa.
Mas afina, qual a importância de conhecer o prazo médio de pagamento e recebimento da sua marcenaria?
A política de prazos médios da sua empresa influência diretamente sua necessidade de capital de giro. Esta, por sua vez, influência nas decisões estratégicas do seu negócio. Se a estrutura dos prazos médios de pagamentos e recebimentos da sua marcenaria estiver muito desequilibrada, poderá gerar a necessidade do uso de capital de terceiros para financiar a operação da empresa. E até mesmo atrasar o seu crescimento em alguns casos.
A concessão de prazos médios de pagamento mais longos para seus clientes certamente tem impacto positivo sobre as vendas. Pois possibilita a aquisição dos produtos ou serviços de sua empresa por clientes que não teriam o capital necessário para o pagamento à vista. Porém é importante você ter a consciência que quanto maior esse prazo, maior o capital de giro que você precisará ter disponível.
Quando falamos do pagamento de fornecedores, o ideal seria conseguir bons descontos e abatimentos trabalhando com prazos médios de pagamento menores. Ou seja, realizando o pagamento à vista aos fornecedores. Se não conseguir desconto pagando à vista, opte por escolher o maior prazo que o fornecedor disponibiliza sem a adição de acréscimos.
Conclusão
Podemos concluir que dando mais prazo para os clientes, sua empresa geralmente irá elevar o faturamento, e pagando os fornecedores a vista poderá economizar na aquisição de matéria-prima. Estas duas ações muito provavelmente levarão a empresa a um aumento do lucro.
Mas é preciso tomar muito cuidado, esta prática pode prejudicar o fluxo de caixa da empresa caso não tenha o capital de giro necessário. É por este motivo que algumas vezes encontramos alguns casos em que empresas lucrativas têm situações deficitárias de caixa. Já em outras em que embora a empresa possa estar com prejuízos, consegue se manter um caixa equilibrado.
Não existe um modelo ideal para prazos de recebimento e pagamento. Ainda assim, é preciso levar em consideração várias questões. Entre elas, se você vai conseguir descontos com fornecedores, conhecer bem a lucratividade da sua marcenaria para saber até onde pode chegar na negociação com o seu cliente e também analisar o tipo de público que a sua marcenaria atende.
Caso queira saber mais ou precise de ajuda com a gestão financeira ou com a otimização dos processos da sua marcenaria entre em contato conosco. Será um prazer conhecer a realidade da sua empresa e poder ajudar a alavancar o seu negócio!