PRECIFICAÇÃO DE MÓVEIS SOB MEDIDA
Você tem certeza da precificação de móveis sob medida que a sua marcenaria está trabalhando? Sabe como fazer a precificação de forma correta? Pois é, essa é uma pergunta que gera muitas dúvidas não é mesmo? Quem trabalha com fabricação de móveis, está a todo o momento com dúvida sobre como calcular corretamente o seu preço de venda. Portanto, hoje vamos trazer aqui alguns passos fundamentais para eliminar de vez essa dúvida! Para fazer a precificação de móveis sob medida corretamente, você precisa levar em conta alguns farores:
1. Tenha clareza sobre todos os gastos da marcenaria
É fundamental incluir todos os gastos da sua empresa na hora de precificar o seu produto. Dessa forma, você poderá ter um planejamento mais eficiente e evitar prejuízos com as suas vendas. Aqui na Egus Consultoria, nós dividimos os gastos da empresa nas seguintes categorias:
1.1. Custos e despesas fixas
Entenda exatamente qual valor você gasta mensalmente com seus custos e despesas fixas. Sendo que, custos e despesas fixas são todos os gastos que você tem e que não aumentam ou diminuem conforme a produção. Ou seja, independente de não vender nada em um mês ou vender o dobro do que de costume, esses gastos serão os mesmos. São exemplos de custos e despesas fixas: Salários, pró-labore, material de escritório, aluguel, entre outros.
Quando for precificar o seu produto, leve em conta todos os impostos que você paga sobre a venda. É indispensável somar todos os impostos no preço final do seu móvel sob medida para que esses valores não saiam do seu lucro.
Não se esqueça de incluir na sua precificação o valor que você paga de comissão sobre a venda de determinado produto. Nessa categoria entram: comissões para arquitetos, comissões para vendedores e comissões sobre a produção.
É importante que você leve em conta também o valor mensal que você paga referente a investimentos. Sendo que, investimentos são todos os desembolsos realizados com objetivo de melhorar a empresa, visando o aumento da produtividade e do lucro. São exemplos de investimentos: consultoria, treinamento, aquisição de maquinário, aquisição de veículo, aquisição de equipamento, entre outros.
Por último, mas não menos importante, inclua no preço do seu produto a margem de lucro desejada! Essa etapa é fundamental para que a sua empresa não trabalhe no zero a zero. Para realizar o controle de todas as informações citadas acima, é fundamental que você utilize uma planilha em Excel ou um ERP (sistema de gestão).
2. Utilize a precificação por mark-up
Existem vários métodos de precificação de móveis sob medida que são utilizados na marcenaria, entre eles: • Cálculo por metro quadrado; • Multiplicação por 2 ou 3; • Precificação por Mark-up. Dos métodos citados acima, os dois primeiros, precificação por metro quadrado e multiplicando por 2 ou por 3, são métodos que não englobam todos os gastos da marcenaria, e por esse motivo acabam gerando incertezas sobre o preço aplicado. Com isso, o método mais recomendado para calcular o preço de venda do seu produto é a precificação por Mark-up. A precificação por mark-up engloba todos os gastos da marcenaria e também o lucro desejado pelo empresário, por esse motivo, ele é de longe o método mais indicado.
Você já conhece ou utiliza a precificação por Mark-up?
Se você ainda não usa ou não conhece a precificação por Mark-up vou deixar aqui uma explicação bem simples: Mark-up é um índice aplicado sobre o custo de um produto para a formação do preço de venda. Consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto uma margem de lucro para obter-se o preço de venda. Além de levar em consideração todos os custos e despesas fixas, impostos sobre as vendas e comissões. Aplicando um Mark-up correto, você chegará a um valor que cobre todos os custos fixos e variáveis da sua marcenaria, além de obter a margem de lucro pretendida. Caso queira desenvolver esse tema com mais profundidade, entre em contato conosco clicando aqui ou pelo fone (48) 99678-2747 e solicite um orçamento sem compromisso! Clique aqui para conhecer melhor nossos serviços. Abraços, até mais.
O desafio da marcenaria do futuro!
29/06/2021 Em "Marcenaria"
Importância de setorizar a marcenaria
20/08/2020 Em "Marcenaria"
Gestão financeira na marcenaria
14/07/2020 Em "Marcenaria"